Tratamentos Naturais para Queda de Cabelo

By | July 30, 2015

Tratamentos naturais para combater a queda de cabelo

Existe uma crença popular de que tratamentos naturais, como a base de plantas, não provocam efeitos colaterais, deve-se ressaltar que não há qualquer base científica nessa afirmação, ainda mais se a relação dose e tempo do tratamento não for bem definida.

Serenoa repens

Palmeira nativa da América do Norte, a Serenoa repens ou saw palmetto, possui inúmeras propriedades medicinais, entre elas a ação antiseborreica e de inibição da enzima 5 alfa-redutase, responsável por transformar a testosterona em dihidrotestosterona, que por sua vez é o hormônio atuante na queda capilar e também no aumento da próstata.

serenoa-repens-saw-palmetto

A palmeira tem até mesmo respaldo científico quanto à sua eficácia em tratamentos para calvície, em um experimento envolvendo 10 homens acometidos por graus de baixa e média intensidade de calvície, verificou-se que o tratamento a base de Serenoa repens induziu melhoras consideráveis nas condições desse paciente.

Apesar da planta possuir ação semelhante à Finasterida, ela não apresenta os efeitos colaterais desta, o que não significa que não produza reações adversas, sua administração pode dificultar na detecção precoce de câncer de próstata e agravar a condição de doenças epigástricas, como a gastrite.

Chá de alecrim

Uma das propriedades do alecrim é estimular o crescimento dos cabelos, servindo não apenas para as pessoas que estão sofrendo com a queda dos fios, como também para aquelas que querem um crescimento mais rápido do cabelo.

O preparo do chá de alecrim é bastante simples, basta adicionar um galho de folha de alecrim junto à uma xícara com água quente, em seguida deve-se adicionar 2 gotas de óleo de Ylang Ylang e 2 gotas de óleo de alecrim. Os ingredientes podem ser encontrados em casas de venda de produtos naturais ou ainda em farmácias de manipulação. O chá deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo, e para isso podem ser utilizados pequenos chumaços de algodão.

Clique a seguir para saber mais sobre a alopecia androgênica.

Babosa

A babosa, de nome científico Aloe Vera, tem como destaque a presença de princípios ativos que auxiliam na nutrição das células foliculares, além de contribuírem para uma melhora da membrana celular do couro cabeludo.

Para o seu preparo, deve-se primeiramente cortar a babosa ao meio e retirar sua polpa, a qual é semelhante a um gel e também é conhecida como mucilagem, para a remoção da polpa, o indicado é utilizar uma colher, e posteriormente colocar o gel em um recipiente e aplicá-lo sob o couro cabeludo.

O recomendado é aplicar a babosa apenas uma vez durante a semana, e deixá-la sob toda a extensão do couro cabeludo durante cerca de 30 minutos. Ao fim do período, o cabelo poderá ser lavado normalmente, de preferência com shampoo neutro.

Suco para combater a queda capilar

Ingredientes

Para fazer o suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 maça, 1 cenoura, 1 laranja, 1 tomate, ½ pepino. Grande parte destes alimentos são ricos em vitamina A ou C, importantes para o fortalecimento e crescimento dos fios.

Modo de preparo

Para o preparo, primeiramente deve-se cortar a maça e retirar suas sementes, sua casca poderá ser mantida. Em seguida, deve-se cortar a cenoura em pequenos pedaços e ralá-los. Então, corta-se a laranja, e separa-a em bagos. Posteriormente, corta-se o tomate, mantendo suas sementes. Por fim, retira-se a casca do pepino e corta-o em rodelas. O próximo passo é bater todos os ingredientes no liquidificador, utilizando para isso cerca de 500ml de água.

Como tomar

O recomendado é tomar o suco 2 vezes ao dia, durante pelo menos 4 dias durante a semana.

Créditos: Remédio para calvice

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *