Sistema Digestorio

By | January 17, 2015

Sistema digestivo

Dentro do corpo temos uma máquina sofisticada, que extrai da comida os combustíveis essenciais à vida e ainda funciona como depósito de lixo. Para colocar esse aparelho em funcionamento, basta você comer alguma coisa. Durante a vida, uma pessoa consome em média 30 toneladas de alimentos.

sistema-digestorioA digestão é um tratamento que você faz mesmo quando está dormindo, ele ainda está ocupado em digerir o jantar. Só para digerir essa comida você gasta 10% das suas necessidades diárias de energia, outros 70% você usa para manter as funções básicas do seu corpo, que se realizam independentemente da sua vontade. Sobram para suas atividades conscientes apenas 20% de toda energia gerada dentro de você.

O alimento é o combustível que você queima quando seus músculos estão em ação, ele fornece os nutrientes essenciais para manter você vivo e em atividade. O alimento também abastece o kit de primeiros socorros do corpo, permitindo o conserto de eventuais estragos.

Durante uma vida inteira, uma pessoa bem alimentada consome 8000 ovos, 500kg de queijo, 6000 fatias de pão, 4 mil litros de leite, 24 porcos e 1 tonelada de frutas. A deglutição inicia o processo digestivo, quando você está engolindo alguma coisa acontece uma ação automática que faz você parar de respirar, o céu da boca levanta-se para impedir que o alimento suba pelo nariz, e a epiglote, saliência elástica por trás da raiz da língua, curva-se para fechar a laringe, e a passagem do ar para os pulmões. O alimento é despachado com segurança através de um tubo muscular, o esôfago, e ondas de contrações se propagam pelas suas paredes, o conteúdo é empurrado com muita força. Essas contrações, chamadas de peristálticas, são a primeira etapa de uma correia de transmissão, que conduz a comida e a bebida durante todo o processo de digestão. Para que sua boca comece a produzir saliva, basta simplesmente pensar em comida, três pares de glândulas salivares produzem 1 litro de saliva por dia, que serve para lubrificar a comida, deixa-la mais fácil de engolir, além de manter a umidade da boca. A saliva começa a ser secretada em grande quantidade quando você está com a comida na boca.

A comida faz uma sinuosa viagem de 12m através do aparelho digestivo, sofrendo ataques físicos e químicos, é dessa maneira que o corpo desmancha sistematicamente os complexos ingredientes da comida, e os transforma em nutrientes básicos, que ele pode utilizar de uma maneira útil.

dentesA mastigação inicia o ataque, a boca tem 32 dentes feitos para moer, cortar e rasgar. A superfície branca do dente, o esmalte, é a substância mais dura do corpo, e ainda assim é um tecido vivo, capaz até mesmo de consertar pequenos danos em sua superfície. Enquanto os dentes trituram o alimento sólido, a saliva prepara um segundo ataque, ela contém duas enzimas que ajudam a quebrar a complexa estrutura química do alimento, uma dessas enzimas decompõem as moléculas de amido em açúcar, para fazer um teste você pode mastigar pipoca sem sal durante 1 ou 2 minutos, e logo sentirá o resultado dessa reação química, um gosto doce na boca, e em apenas dois segundos a comida trafega da boca ao estômago.