Postura Correta: O Que Você Está Fazendo Errado

By | November 1, 2017

Postura correta ao utilizar dispositivos eletrônicos

Geralmente, as pessoas assumem as mais variadas posturas para manusear dispositivos eletrônicos enquanto estão trabalhando ou em casa, sejam smartphones, tablets ou notebooks. Uma consequência desse hábito é a ocorrência de dores, as mais frequentes atingem a coluna vertebral, ombros e punhos, e acometem principalmente aqueles que não praticam atividade física. Dependendo das postura adotada, os incômodos também podem incidir sobre a coluna lombar.

Pernas cruzadas sobre o chão

Ocasionalmente, o indivíduo se senta corretamente sobre o chão. Porém, caso as pernas estejam cruzadas, por exemplo, as dores tendem a surgir após cerca de 15 minutos. Isso acontece porque a flexão do quadril não está numa posição adequada. Depois de algum tempo, o indivíduo começa a forçar os ombros, o que provocará dores na parte superior das costas. Se os braços estiverem sem apoio para os cotovelos e antebraços, o punho acaba sendo sobrecarregado, gerando tendinites.

Postura inadequada no sofá

No sofá, muitas pessoas costumam segurar os tablets enquanto a coluna permanece totalmente curvada. Novamente, o foco da dor é a coluna cervical, uma vez que o pescoço acaba pendendo para a frente. Além disso, o braço apoiado no braço do sofá acaba fazendo com que aquela musculatura sofra contratura, que irá ocasionar dor após determinado período.

Geralmente, as pessoas que praticam atividade física levam mais tempo para sentir os efeitos da postura incorreta. Já os sedentários acusam dores após curtos intervalos (1 ou 2 minutos).

Celular sobre os ombros

Algumas pessoas têm o péssimo hábito de conversar ao celular sem o uso das mãos, mantendo o aparelho pressionado sobre o ombro com a cabeça. Trata-se de mais uma posição que fatalmente ocasionará dores na coluna cervical.

Consoles de videogames

Os uso de videogames também costuma gerar reclamações dos adolescentes com idades entre 10 e 12 anos. Isso acontece devido à posição mantida por eles durante os jogos. Alguns chegam até a manter as costas apoiadas no chão enquanto as pernas ficam suspensas sobre o sofá. Ao longo de quatro ou cinco horas essa posição incômoda acarretará dores nas costas. Além disso, jogar videogame gera uma enorme tensão sobre os músculos, que permanecem contraídos. Muitas vezes as únicas partes do corpo que se movimentam são as mãos e os punhos.

dor-nas-costas-postura-inadequada

Cadeiras de escritório

Uma típica cadeira de escritório costuma ter um regulador na altura do assento. Independentemente do posicionamento selecionado, os pés devem permanecer sobre um determinado apoio, seja a base da cadeira, o chão ou a plataforma fixada sob a mesa (quando houver).

Além disso, antes de fixar a cadeira convém observar a posição dos cotovelos, que em média devem estabelecer um ângulo de 90º entre a cadeira e a mesa. Não há problema em mudar a posição das pernas continuamente ou cruzá-las. Afinal, essa troca constante é importante para que a circulação sanguínea alcance todas as partes do corpo. As alterações de posição são efetuadas pelo corpo inconscientemente durante o sono buscando atender o mesmo propósito.

Postura adequada ao sentar

A postura considerada adequada consiste em manter os pés apoiados sobre uma superfície, os joelhos flexionados e as pernas posicionadas perpendicularmente em relação ao solo. Enquanto isso, as costas devem permanecer eretas, amparadas em um encosto.

Embora ideal, o fato é que essa posição não gera conforto. Além disso, o corpo humano tem uma profunda necessidade de se movimentar continuamente. Por outro lado, quando as pessoas vão ao cinema elas tendem a manter a mesma posição com mais facilidade.

Utilização excessiva de dispositivos eletrônicos

Normalmente, o grande problema está ligado à utilização excessiva dos eletrônicos do que à postura em si. Além disso, existem outros fatores que provocarão a dor, como a soma do sedentarismo com a obesidade. As pessoas com idade mais avançada também estão mais propensas a apresentarem transtornos devido à elevada rigidez articular.

Recomenda-se mesclar o uso dos dispositivos eletrônicos com a prática de atividades físicas, além de manter uma alimentação saudável, o que ajuda a evitar a obesidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *