O Que Comer para Ganhar Massa Muscular

Ganho de massa muscular: o que devemos consumir?

Para compreendermos melhor a formação da massa muscular, é necessário entender que a composição corporal, segundo teorias gerais, pode ser dividida basicamente em duas partes, uma composta de gorduras e o restante livre de gorduras. Esta última, conhecida como massa magra, é constituída de diversos componentes, tais como pele, massa muscular, massa óssea, sangue, órgãos e outros.formacao-massa-muscular

O aumento da massa magra influi, de forma mais expressiva, diretamente no aumento do volume sanguíneo, aumento de massa óssea e massa muscular. Para propiciar o ganho desta última, existe a necessidade de uma combinação de fatores: alimentação adequada e exercícios físicos.

Abaixo você confere os alimentos e nutrientes que mais favorecem o ganho de massa muscular.

Proteínas

A ingestão de proteínas é essencial para o organismo, em especial para quem deseja ficar mais forte. Naturalmente presente no organismo humano, as proteínas estão relacionadas com a produção de anticorpos, hormônios, enzimas e mais uma série de atividades orgânicas essenciais.

A importância do consumo de proteínas se baseia nas suas propriedades de fornecerem componentes necessários para construção e manutenção de tecidos e órgãos. Elas auxiliam na formação e recuperação do tecido muscular e podem contribuir para evitar lesões pós-treinos.

As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal, sendo as de origem animal mais interessantes para o organismo, uma vez que são consideradas completas por possuírem todos os tipos de aminoácidos. Todavia, o consumo de ambas é igualmente importante.

fonte-de-proteinasFontes de proteínas de origem vegetal: soja, feijão, lentilha, ervilha, arroz, milho, quinoa.

Fontes de proteínas de origem animal: carne de frango (sem pele), queijo, carne bovina (sem gordura – opte por alcatra, coxão mole e patinho, por exemplo), salmão, sardinha, atum, pescada, ovo, leite.

Para uma dieta que visa o ganho de massa muscular, proteína não é tudo! Nutricionistas alertam para a necessidade de combinar alimentos que juntos favorecem o ganho de massa magra, tais como vitaminas, minerais, muita água e gordura na quantidade adequada.

Dica: antes dos treinos, é importante recarregar as baterias. Para isso, opte pela banana, rica em carboidratos, ela garante energia e ainda fornece boa quantidade de potássio.

Os carboidratos devem ser consumidos preferencialmente antes ou após os treinos. Longe dos exercícios físicos, prefira alimentos integrais ricos em fibras e com baixos índices glicêmicos.

É importante frisar que a alimentação não é o suficiente para o ganho de massa magra. Pensar dessa forma pode resultar em um efeito contrário, ou seja, ganho de massa gorda, tendo em vista que para o processo de ganho de músculos, necessitamos aumentar a ingestão calórica e proteica. Então, alimente-se bem, faça atividades físicas e os resultados aparecerão.

Créditos: Sare Drogarias