Medicina Hiperbárica

O que é a medicina hiperbárica?

medicina-hiperbaricaA medicina hiperbárica nada mais é do que um tratamento em que o paciente inspira oxigênio puro dentro de uma câmara hiperbárica, esse oxigênio puro sob pressão faz com que o paciente esteja apto a receber de nove a vinte vezes mais oxigênio em todos os tecidos do corpo. O tratamento é feito para diversas patologias e não tem em princípio maiores contra indicações.

Quantas sessões são indicadas?

Não existe um número fixo de sessões, variando de acordo com a patologia e com seu o grau, as vezes dois pacientes com a mesma doença são submetidos a um diferente número de sessões.

Exemplos de patologias que podem ser tratadas pela medicina hiperbárica

Os casos mais comuns de tratamento são para pacientes com problemas vasculares ou com grandes infecções, por exemplo, os pacientes com pé diabético, que são feridas que não cicatrizam nos pés de pessoas diabéticas.

Hoje, as escaras são chamadas de úlceras de pressão e representam outra patologia que pode ser tratada através da medicina hiperbárica, as úlceras de pressão acometem muita das vezes pacientes paraplégicos ou tetraplégicos, que estão acamados ou presos em cadeiras de rodas, e por conta da falta de movimento desses indivíduos, o tecido que fica imóvel na maior parte do tempo, gera uma pressão constante no mesmo ponto, oque pode ocasionar uma lesão, a ferida eventualmente pode vir a abrir, e posteriormente ocorrer uma infecção por bactéria. Esse tipo de doença pode acometer os pacientes por anos, e por meio de um tratamento conjunto, envolvendo curativos, por vezes cirurgia e medicina hiperbárica, o paciente tem grandes chances de ficar curado.

feridas-que-nao-cicatrizamDe forma resumida, o tratamento hiperbárico é utilizado em pacientes com feridas que não cicatrizam, e tem por finalidade além do seu caráter terapêutico o resgate da vida social do paciente, que na maior parte dos casos fica apenas trancado em sua casa.