Diabetes Tipo 1 e Tipo 2: O Que São e Sintomas

O que é o Diabetes?

O Diabetes é uma doença ingrata, que não tem idade para aparecer e tem vários tipos diferentes, como a diabetes tipo 1 e a tipo 2, essas diferentes doenças, apesar de muito semelhantes entre si, se manifestam por razões diferentes, e também tem seu próprio quadro de sintomas.

diabetes-diagnostico

Diabetes tipo 1

O Diabetes tipo 1 é uma doença que tipicamente se manifesta em pessoas jovens, sendo mais frequente em crianças, adolescentes e adultos jovens, e ocorre por conta da autodestruição das células do pâncreas, contribuindo para uma produção deficitária de insulina.

Um defeito no sistema imunológico é o responsável pela diminuição da capacidade de produção de insulina pelo pâncreas, de forma que nosso corpo acaba atacando as células produtoras de insulina pelo fato dessas células não serem mais reconhecidas como pertencentes ao indivíduo, e sendo vistas como um corpo estranho pelo organismo. É necessário uma injeção diária de insulina nos portadores de Diabetes tipo 1, para que os níveis de glicose no sangue sejam mantidos em patamares normais. O risco de vida existe se as doses diárias de glicose não forem aplicadas da maneira correta.

O Diabetes não é transmitido de pessoa para pessoa, porém, o que ocorre é que normalmente se há uma propensão genética em se desenvolver o Diabetes, especialmente para o tipo 1.

Sintomas Diabetes tipo 1

Alguns sintomas de Diabetes tipo 1 são fraqueza, fadiga, mudanças repentinas de humor, náusea e vômito, vontade de urinas diversas vezes ao dia e fome e sede constantes.

diabetes-sintomas

Diabetes tipo 2

O Diabetes tipo 2 é uma doença ocasionado principalmente por fatores como o sedentarismo e a obesidade mórbida, de forma que pessoas próximas, pela semelhança de seu comportamento e fatores genéticos tendem a desenvolver a doença conjuntamente.

Sintomas Diabetes tipo 2

Os sintomas com maior incidência no Diabetes tipo 2 são a demora na cicatrização de feridas, infecções frequentes, vontade de urinar frequentemente, e fome e sede constantes.

Para ler mais artigos sobre o Diabetes, confira o site da Sociedade Brasileira de Diabetes.