Como Emagrecer de Forma Saudável

By | June 9, 2015

Como emagrecer de forma saudável sem se perder no meio do caminho?

Mudança psicológica

A mudança psicológica é o primeiro passo para o sucesso do emagrecimento, não adianta a pessoa fazer falsas promessas ou achar que apenas modificando sua alimentação naquele momento, ela irá conseguir mantê-la depois.

Primeiro, a pessoa deve optar realmente por mudar, não apenas por um tempo, mas sim de forma gradual e persistente, dessa forma, esse olhar psicológico é muito importante e constitui o primeiro passo para o emagrecimento.

Dietas curtas

É difícil para uma pessoa que gosta de comer, ou que estava acostumada a ingerir alimentos gordurosos, de uma hora para outra passar a comer frutas, verduras e outros alimentos mais leves, os quais não provêm uma grande saciedade no início. O ideal é não estabelecer dietas extensas, as quais podem causar uma sensação de impotência ou até mesmo não serem devidamente cumpridas, dessa forma, devem ser estabelecidas dietas com aproximadamente até 40 dias para nesse intervalo alcançar uma determinada redução de peso, e dentro dessa programação, o indivíduo deverá deixar de lado comidas gordurosas, depois elas poderão voltar a ser inclusas, porém, de forma equilibrada.

É necessário cortar alguns alimentos?

Erroneamente, as pessoas pensam que para emagrecer e ter uma vida saudável, alguns alimentos necessitam de ser cortados de vez. Há como comer coisas mais pesadas, porém, sempre com equilíbrio, e para isso, primeiro é necessário reduzir ou até mesmo retirar esses alimentos do cardápio, para depois voltar a incorporá-los, porém, agora de maneira moderada, e então entrar numa fase de manutenção.

“Dia do lixo” para quem quer emagrecer

Por vezes, os finais de semana acabam prejudicando a dieta realizada durante toda a semana. Na verdade, devem ser estabelecidos alguns critérios, para quem busca perder peso, o famoso “dia do lixo” não é recomendado. Sabe-se que num único dia, se não tivermos limites em nossa alimentação, podemos engordar de 1 a 2 kg. Dessa forma, a depender do grau necessário para a reeducação alimentar, o ideal é que se faça 1 ou 2 refeições livres no final de semana, porém, como afirmado anteriormente, não deve ser dedicado um dia todo para comer o que quiser e sem limites. Nessas refeições, a pessoa poderá escolher o que mais gosta, porém, não deverá exagerar no volume consumido.

Não comer durante o dia todo para ir a um jantar à noite

Algumas pessoas acabam restringindo a alimentação durante o dia todo para, por exemplo, ir a um jantar pela noite. Isso não é indicado de maneira alguma, tendo em vista que procedendo desta forma, a pessoa estará com muito mais fome na hora do jantar. Além de que, o corpo deve compensar essa falta de alimentos durante todo o dia e depois o excesso pela noite, nesse caso, o nosso organismo não entende o que está ocorrendo. Dessa forma, o ideal é ter uma alimentação moderada ao longo do dia, e no esperado jantar, a pessoa também deverá se controlar, analisando os alimentos, e escolhendo os que realmente valem a pena.

A tática de antes de sair de casa para algum evento, fazer uma pequena refeição, também é válida. Para quem tem uma rotina alimentar bem definida, ela poderá mantê-la, comendo o que está demarcado em seu horário, por exemplo, se o jantar em um evento é às 19h, e a pessoa costumeiramente lancha às 17h, ela poderá consumir seu lanche normalmente e então seguir para o jantar.

5 Dicas de saúde

1) Escolha uma atividade física em que se tenha prazer em realizá-la.

2) Em relação à atividade física, a frequência com que esta é realizada, também é muito importante, o recomendado é que se pratique a atividade de 3 a 6 vezes na semana, e de 30 min a 1,5h por dia.

3) É impreterível realizar uma avaliação física antes de iniciar as atividades.goji-berry-emagrece

4) Deve-se reduzir a quantidade de alimentos a serem ingeridos e também comer em intervalos de até 3 horas.

5) Faça pequenas refeições ao longo do dia, para ter uma maior saciedade, estimular seu organismo a trabalhar, assim, acelerando
seu metabolismo para realizar o correto processamento desse alimento.

6) Consuma frutas, muitas delas podem auxiliar muito no processo de queima de gorduras e dar maior saciedade, clique a seguir para ler um artigo e constatar se Goji Berry emagrece mesmo.